segunda-feira, 10 de maio de 2010

Modernidade Líquida

A modernidade costuma ser entendida como um ideário ou visão de mundo que está relacionada ao projeto de mundo moderno, empreendido em diversos momentos ao longo da Idade Moderna e consolidado com a Revolução Industrial. Está normalmente relacionada com o desenvolvimento do Capitalismo.

E é sob está modernidade que o mundo vem se arrastando desde então. Nós, seres formadores de opinião, letrados, com certo nível intelectual adquirido à custa de duras mensalidades escolares, acabamos por ser vítima de tal fenômeno. Calma, vou me explicar! O fato é que estudamos, fazemos amizades, conquistamos território sempre com um paradigma de que temos de ser o maior e o melhor. Aí na eminência de perdemos o “título” de filho (normalmente ao final do curso superior) somos laçados feito carne em um mercado de leões famintos e, como somos reles mortais, buscamos sempre a satisfação pessoal à felicidade ser o maior e melhor. Mas, afinal, o que é ser feliz no mundo moderno? Hoje, lançado à frente deste mercado, já não sei mais, pois, veja bem, tenho um cargo de responsabilidade estou executando uma atividade que estudei por 5 anos precedidos por cerca de 14 anos de estudos preparatórios e, apesar de letrado com um nível de cultura um pouco acima da massa, estou constantemente em choque, em choque com meu superior dito chefe, em choque com o relógio, o dito tempo, em choque com a informação que tem tanta velocidade hoje e que não atinge somente a massa mas também as pessoas letradas, estudiosas, ricas. Sem falar da manipulação do custo que é ser bem sucedido neste país: quanto mais se tem, mais se tem que pagar, responder, comprovar...
Às vezes eu queria ser o homem do ovo; o homem do ovo é um homem médio que vive numa cidade muito muito menor que a minha, no interior do Paraná provavelmente; ele tem uma namorada e vive na casa de seus pais. Todo dia ele sai de casa cedo, vai para a firma e para em frente a uma esteira e desenvolve a seguinte tarefa... Ovo inteiro, ovo inteiro, ovo quebrado, ovo inteiro, ovo quebrado, ovo inteiro, ovo quebrado... Depois de 8hs realizando atividade de tamanha complexidade * que alguém sempre terá que fazer, ele vai pra casa, descansa, sai para namorar, aos fins de semana participa de festas em família, vai aos eventos da pequena cidade, se diverte numa “pelada” com os amigos. E por trás disso tudo existe um “ser” que estudou 14 anos, depois mais 5, depois passou por uma triagem semelhante a do ovo e chegou aqui na cadeira que administra toda essa cadeia, que tem que fluir como a água de uma bica para fazer o mundo moderno funcionar, fazer alguém enriquecer, gritar, exigir, cobrar, não reconhecer. Em suma, não sei exatamente onde mora a felicidade nem o que é ser bem sucedido, o que sei é que, depois de todos esses anos, vivo atormentado por um homem que faz a triagem do ovo inteiro, ovo quebrado, ovo inteiro, ovo quebrado, quebrado, inteiro...

Bravo do Novo Mundo

2 comentários:

  1. Bom, realmente o texto faz pensar sobre o conceito relativo de felicidade. Infelizmente, essa é a realidade que escolhemos para nós. Talvez o homem médio que escolhe os ovos ache que nossa realidade é insana. Talvez ele desconheça por completo essa realidade. O único parâmetro real é que a felicidade é um conceito relativo. E se me permite dizer, diante das expectativas que este texto me causou, dúvido que o autor seria feliz separando ovos, namorando uma banguela da vila, que por sua vez namora o cara que fede cloaca. Seria feliz jogando no time dos c/ camisa e s/ camisa, naquelas quadras de terra batida em quem o único meião que vc tem pra jogar fica encardidamente vermelho!
    Querido autor, vc não sobreviveria um dia na pele do coitado separador de ovos. Pq a vida dele no fundo é tão dura qnto a sua. A diferença é que a sua tem padrões elevados. Carro do ano, conforto, estagiária gostosa, balada no final de semana, perfume importado e um "jantar" diferente a cada quinta feira.
    Será que não vale à pena aceitar o risco de ser "letrado" e fodidamente ocupado?
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. o cara do ovo inteiro / ovo quebrado foi promovido e tá morando em londres.

    ResponderExcluir

Contribua você também para o recheio! ...ou para a massa.